O Sudeste será maioria na edição 2024 do Dream Tour, Circuito que representa a Divisão Principal do Campeonato Brasileiro de Surfe. A competição já tem sua lista com 88 atletas classificados. Dois são atletas convidados (wildcards) ao longo das etapas e 21 deles novos participantes, que conquistaram a vaga durante 2023 em competições paralelas, como a Taça Brasil.
Serão 35 atletas representando a região Sudeste. Entre os confirmados estão Sophia Gonçalves, de São Sebastião, Aysha Ratto, de Búzios, Ryan Kainalo, de Ubatuba, Guilherme Lemos, do Rio de Janeiro, Murilo Coura, residente de Maresias e Gustavo Ribeiro, de Itanhaém. Em comum a todos, o sonho de se destacar no principal evento da modalidade no Brasil.
"A diversidade regional no Campeonato Brasileiro de Surfe, o Dream Tour, impulsiona a evolução do esporte. Cada região traz consigo suas próprias condições de ondas, estilos de surfe e heranças culturais únicas, criando um caldeirão de talento e criatividade. Essa variedade enriquece a experiência tanto para os atletas quanto para os espectadores, ao mesmo tempo em que desafia os competidores a se adaptarem a uma ampla gama de condições de mar. Além disso, ao dar destaque às diferentes comunidades de surfe em todo o país, o Dream Tour ajuda a promover a inclusão e a representatividade no esporte, inspirando uma nova geração de surfistas a explorar e valorizar a diversidade do litoral brasileiro”, diz o vice-presidente da CBSurf, Paulo Moura.
Confira alguns dos novos destaques do Sudeste no Dream Tour 2024: Sophia Gonçalves é uma das representantes do litoral paulista que agora vive o sonho do Dream Tour. “Ganhei minha primeira prancha de um amigo da família aos 9 anos e me apaixonei na primeira queda, mas só pude começar a treinar um ano depois quando meus pais me colocaram na escolinha. De lá pra cá participei de competições, obtive destaque e conquistei uma vaga para treinar no Instituto Gabriel Medina de Alta Performance, lá entendi que queria competir para o resto da vida. Treinei o ano inteiro pra fazer bons resultados no Taça Brasil e conquistar minha vaga no Dream Tour. Quero competir com as melhores mulheres para assim evoluir e seguir aprendendo”, diz.
O atleta Ryan Kainalo, representante de Ubatuba, tem apenas 18 anos, mas conta com uma trajetória ascendente de títulos como bicampeão sul-americano Pro Junior, bicampeão do Balito Pro Junior e terceiro colocado na etapa do Rio de Janeiro do Dream Tour 2023. “Sempre morei em São Paulo, com 11 fui para a Ubatuba e tive o incentivo dos meus pais para começar a surfar, depois disso nunca mais parei, foi algo que se tornou natural pra mim. Fiquei com vontade de competir ao ver os atletas brasileiros nas competições mundiais e esse é meu principal objetivo, ser um deles. Acho muito importante estar dentro do Dream Tour, é um circuito que vem crescendo muito e a CBSurf está fazendo um trabalho incrível, o ano mal começou e já estou com vários planos”, conta.
Além dos novos competidores, atletas como Julia Duarte e Wesley Leite, ambos terceiros colocados no Dream Tour de 2023 também representam a região Sudeste. Eles seguem por mais um ano classificados para a disputa do Dream Tour, que terá sua primeira etapa em Porto de Galinhas (PE), entre os dias 28 de maio a 3 de junho.
A diversidade geográfica não só evidencia a riqueza de talentos em todo o Brasil, mas também promete uma competição cheia de energia e emoção, onde cada atleta deixará sua marca na história do surfe brasileiro.
O Dream Tour tem a PRIO sendo detentora da cota Apresenta, a Corona como Patrocinadora Master e a Gerdau como Patrocinadora. A Solar Coca-Cola, por meio de suas marcas Crystal, Monster e Powerade, e a Estácio oferecem o Apoio Local.
Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube, e estará disponível no sportv a partir das quartas de final.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.