10/05/2024 às 16h25min - Atualizada em 11/05/2024 às 02h00min

Teatro gratuito: espetáculo sobre o Morro do Pasmado acontece neste sábado (11)

Montagem faz parte do projeto ‘Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas’, da Associação Peneira, coletivo cultural com 10 anos de atuação

JULIA OURIQUE
OrBe Comunicação
Espetáculo “Pasmado” será encenada no Citrus Ateliê - (Foto: Leonardo Lopes)
 

Neste sábado, dia 11 de maio, às 19h, o Citrus Ateliê, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, recebe o espetáculo “Pasmado”, da Associação Cultural Peneira. A montagem retrata a memória afetiva de moradores do antigo Morro do Pasmado, a experiência com a remoção e a criação de um dos primeiros conjuntos habitacionais da América Latina. A produção vai disponibilizar uma van, no sábado, saindo da Central do Brasil direto para o espaço cultural. Mais informações e reserva de ingressos gratuitos pelo e-mail [email protected]

 

O espetáculo conta a história dos irmãos João e Zezé que moram no Morro do Pasmado, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. A década é 1960, ápice da política de remoções de favelas cariocas, onde mais de 176 mil pessoas foram deslocadas para conjuntos habitacionais construídos na Zona Oeste da cidade. Muitas comunidades surgiram, algumas foram incendiadas e parte de seus líderes desapareceram.

 

Após o falecimento da mãe, os irmãos herdam “Jurema”, um móvel que acreditam ser muito valioso. João foi contratado recentemente como contínuo em um prédio público no Rio. Zezé tira seu sustento atuando como boleira em uma padaria no Pasmado. Com a notícia de um projeto de remoção dos moradores do Morro, a relação entre os irmãos é colocada à prova. A dinâmica entre a narrativa e os atores é permeada por casos ocorridos no processo de remoções do Rio de Janeiro em diversos momentos de sua história.

 

A apresentação faz parte do calendário cultural do projeto “Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas” que está sendo realizado na Zona Oeste e na Região Central do Rio de Janeiro, de abril a agosto. A agenda gratuita também inclui, além do espetáculo, oficina, saraus e lançamentos de livros. O projeto, idealizado por um coletivo de mulheres artistas e pesquisadoras Priscila Bittencourt, Lais Castro e Elisa Ottoni, foi contemplado no Edital de Ações Locais – Edição Paulo Gustavo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. 

 

A série de atividades visa a conexão entre territórios, desenvolvimento de práticas artísticas participativas, pesquisa, democratização do acesso à cultura e aos meios de produção cultural. A programação segue no dia 27 de julho, sábado, às 17h, com uma nova edição do Sarau do Escritório, no Citrus Ateliê, na Zona Oeste. A atividade é um espaço de experimentação artística que mistura poesia, teatro, música, circo, performances e artes visuais. Além dessa atração, o evento conta com o lançamento de um livro homônimo de poemas desenvolvido por 12 poetas durante a realização do Projeto “Poemas para Viagem”, nos anos de 2022 e 2023. São eles: Bárbara Moraes, Carol Luisa, Elisa Ottoni, Rainha do Verso, Rafael Amorim, Phelippe Valentim, Nábia Macena, Mavi Paiva, Mery Onírica, Marcio Rufino, Keila Gomes e Thiago Dife. O microfone será aberto para que o público possa interagir.

 

Mais uma atração do calendário cultural, o Sarau do Velho, fecha a programação do projeto “Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas”, no dia 31 de agosto, sábado, às 17h, no Centro do Rio. O encontro traz o lançamento do livro “Poemas para Viagem” com a presença dos 12 autores da antologia e artistas convidados. Com o microfone aberto, o encerramento também vai contar com a participação do público.

 

A proposta é a seguinte: o Sarau do Escritório que comumente ocorria no Centro do Rio, dessa vez vai ser realizado na Zona Oeste, em Campo Grande. E o Sarau do Velho, idealizado na Zona Oeste, neste projeto vai ocorrer na Região Central. 

As diversas ações visam fortalecer a circulação do público e atividades culturais nos dois pólos da cidade, propondo trânsitos e trocas, pelo lazer, arte e cultura. Um processo criativo que permite a todos os envolvidos experimentar outras combinações e montagens a partir de seu próprio repertório. Todas essas atividades são fruto do método criativo desenvolvido pela Peneira, que já foi inclusive transformado em livro e está disponível gratuitamente em seu site. 

Saiba mais sobre a Associação Cultural Peneira, projetos e integrantes nesse link aqui

 

Ficha técnica:
Coordenação do projeto: Priscila Bittencourt | Plano estratégico e pedagógico: Elisa Ottoni, Laís Castro e Priscila Bittencourt | Produção executiva: Bia Medwar | Assistência de produção: Ivinni Gabriele | Identidade visual: Fabiano Pires - MUTA Arquitetura | Assessoria de imprensa: Orbe Comunicação

 

Serviço:

Calendário cultural do Projeto ‘Territórios, Estéticas e Afetividades Fabuladas’

Maio

Espetáculo ‘Pasmado’
Dia 11 de maio, sábado, às 19h
Entrada gratuita | reserva de ingressos pelo e-mail [email protected] 

Classificação indicativa: 14 anos

Local: Citrus Ateliê – Rua Guaraciaba, 733 - Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ)
Obs.: a produção vai disponibilizar uma van saindo da Central do Brasil para o espaço cultural

 

Julho
Sarau do Escritório + lançamento do livro ‘Poemas para Viagem’
Convidados, poetas da antologia e microfone aberto
Dia 27 de julho, sábado, às 17h
Entrada gratuita
Local: Citrus Ateliê – Rua Guaraciaba, 733 - Campo Grande, Rio de Janeiro (RJ)


Agosto
Sarau do Velho + lançamento do livro ‘Poemas para Viagem’
Convidados, poetas da antologia e microfone aberto
Dia 31 de agosto, sábado, às 17h
Entrada gratuita
Local: Espaço Cultural Axé – Rua Miguel Couto, 125 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp