21/05/2024 às 21h06min - Atualizada em 22/05/2024 às 04h00min

“ÂNIMA”. Terceiro texto para teatro da filósofa Lúcia Helena Galvão.

A peça fala de mulheres por trás da história e tem estreia nacional no Rio de Janeiro no dia 31 de maio no Teatro Fashion Mall.

MARCELO ESTEVAO
Marcelo Estevão Modus Focus Assessoria de Imprensa
MARCELO ESTEVÃO



“ÂNIMA” é uma peça de teatro inspirada na frase da filósofa Delia Steinberg Guzmán: “Desde sempre e para sempre toda mulher tem parentesco com a primeira estrela brilhante que levou luz ao azul profundo do céu”.

É o terceiro texto para teatro da filósofa Lúcia Helena Galvão, estrelado por Beth Zalcman e com encenação de Luiz Antônio Rocha que repetem a mesma parceria do aclamado espetáculo: “Helena Blavatsky, a Voz Do Silêncio”, visto por mais de 50.000 pessoas por todo o Brasil. A nova produção estreará no dia 31 de maio de 2024, no Teatro Fashion Mall no Rio de Janeiro.

A peça entrelaça a existência e a história de mulheres idealistas que sacrificaram suas próprias vidas em prol de um ideal. Emissárias heroínas que deixaram suas marcas indeléveis nas linhas da história, são elas: a filósofa e matemática Hipátia de Alexandria, uma culta investigadora que foi vítima do fanatismo de seu tempo; Marguerite Porete, a grande pensadora e mística do século XII, que nos legou a bela obra “Espelho das almas simples e aniquiladas que permanecem somente na vontade e no desejo do amor”, obra esta que lhe rendeu uma condenação à morte na fogueira; a inesquecível guerreira e idealista Joana D’Arc, que também teve seu fim condenada à fogueira; a especial escritora Helena Blavatsky, duramente condenada por seus contemporâneos por sua ousadia e originalidade; a brilhante Harriet Tubman, escrava foragida que libertou da escravidão a muitos outros companheiros, tão sofridos quanto ela, em um idealismo também não desprovido de mística e, por fim, a corajosa e autêntica filósofa francesa Simone Weil, dotada de uma capacidade ímpar de ver simbolicamente a vida e aprofundar-se em seus segredos mais íntimos.

"A coragem e a resistência à adversidade são características inerentes a muitas mulheres, especialmente quando o amor e a compaixão estão em jogo", comenta Lúcia Helena Galvão, autora da peça. - "Este é um belo 'arsenal' de habilidades femininas. Embora não pretendamos esgotar todo o potencial feminino com essa breve reflexão, queremos destacar o poder transformador que as mulheres trazem consigo. Elas preenchem muitos dos 'vazios' que tanto afligem a humanidade, e é fundamental reconhecer e valorizar suas contribuições."

ÂNIMA faz estreia nacional no Rio de Janeiro no Teatro Fashion Mall no dia 31 de maio e contará com a presença da autora que irá autografar alguns de seus livros antes da apresentação.

S I N O P S E

ÂNIMA é a história sobre mulheres que mudaram o curso da história da humanidade contada por uma tecelã.  Ela entrelaça os fios da vida em busca de sua ancestralidade feminina dando voz a mulheres idealistas e pensadoras como:  Joana d'Arc, Hipátia de Alexandria, Marguerite Porrete, Helena Blavatsky, Harriet Tubman e Simone Weil.  Cada fio conta uma história, que escrito nas estrelas, ecoa  através dos séculos. Os "fios da vida" são mais do que meras linhas emaranhadas, são o testemunho vivo que “Desde sempre e para sempre toda mulher tem parentesco com a primeira estrela que levou luz ao azul profundo do céu “.

F I C H A T É C N I C A

ARGUMENTO e TEXTO ORIGINAL: Lúcia Helena Galvão

INTERPRETAÇÃO: Beth Zalcman

ENCENAÇÂO: Luiz Antonio Rocha

PROJETO de LUZ: Ricardo Fujii

FIGURINO: Thanara Shornadie

FOTOS: Marcelo Estevão – Modus Focus

MÍDIAS SOCIAIS: Felipe Pirillo

VISAGISMO: Neandro

DIREÇÂO de PRODUÇÃO: Luiz Antônio Rocha

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Zilene Vieira

REALIZAÇÃO: Espaço Cênico, Mímica em Trânsito e Teatro em Conserva


SERVIÇO

Duração: 60’

Recomendação: 12 anos

Gênero: Biográfico e filosófico

Estreia: dia 31 de maio de 2024

Temporada: até 30 de junho / sexta e sábado as 20:00h e domingo as 19:00h.

Ingressos: a partir de R$ 60,00

Vendas pelo site: Sympla

Teatro Fashion Mall 2 | 430 lugares

Endereço Estrada da Gavea 899, segundo piso, Teatro Fashion Mall


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELO ESTEVAO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp