A educação é um dos mercados que maiores transformações têm vivido nos últimos anos, sobretudo a partir do crescimento exponencial do ensino à distância, que explodiu durante a pandemia de Covid-19. Com significativo no número de instituições públicas e privadas oferecendo as opções mais variadas para a formação de diferentes públicos, o setor atrai cada vez mais o interesse de fundos de investimento. Enquanto isso, instituições mais tradicionais buscam a reinvenção, ao mesmo tempo que lidam com a pressão sobre os valores de mensalidades, sua maior fonte de receita.
Pensando em novas formas para a geração de receitas e ter mais eficiência ao mesmo tempo em que melhorara a experiência dos alunos e garante sua perenidade, a Fundação Educacional Dom André Arcoverde (FAA), na cidade fluminense de Valença, procurou a Falconi. Após ter dado à maior consultoria brasileira de gestão empresarial e de pessoas a missão de apoiá-la em sua profissionalização, já colhe os primeiros resultados. Após um ano de projeto, a instituição registrou crescimento de 21% em sua receita líquida, ao mesmo tempo em que conseguiu ampliar em 16% sua base de alunos.
A FAA é uma organização sem fins lucrativos que atua nas verticais de Educação e Saúde, com opções de graduação e especialização. Do seu portifólio, destaca-se o curso de Medicina, com a fundação sendo a mantenedora do Hospital Escola do município.
Desafios
Diante da necessidade de se reinventar, a FAA procurou a Falconi para implementar novas estratégias visando o impulsionamento da geração de receitas e o aumento da sua eficiência operacional. Também fundamental no escopo do projeto, a missão dada à consultoria foi o de estabelecer um modelo de governança e de gestão que assegure a sustentabilidade e a continuidade da Fundação ao longo das próximas décadas, ao mesmo tempo que aprimorasse os serviços oferecidos aos alunos e outros públicos relacionados
“Nossa ambição é a de profissionalizar a FAA. Contamos com a Falconi como parceira estratégica para superar o desafio”, comenta o presidente da FAA, José Rogério Neto.
Com foco em atualizar a estratégia, deixar clara a visão de futuro e as metas globais a serem perseguidas nos próximos anos, o projeto começou em 2023 fortalecendo as estruturas de governança e criando núcleos para assessorar os conselhos existentes. Na sequência, realizou-se a concatenação e o desdobramento de objetivos e metas na vertical de educação.
Já na vertical Saúde, com receitas dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS), a operação era deficitária. Foi preciso, portanto, a implementação da metodologia OBZ para aumentar a eficiência nos gastos. Orçamento Base Zero, mais conhecida pelas iniciais OBZ, é uma metodologia de gestão financeira na qual os orçamentos são elaborados a partir do zero a cada período, em vez de serem baseados nos números do período anterior, como ocorre no modelo tradicional.
Preparando o terreno para o exercício seguinte, a Falconi ajudou a FAA a construir seu orçamento 2024 e, através da Trust, empresa de cibersegurança do Grupo Falconi, foi implementado o Plano Diretor de Segurança da Informação (PDSI) para reduzir os riscos cibernéticos enfrentados pela instituição
Resultados
Os resultados quantitativos e qualitativos apresentados após um ano, impressionam. Foi registrado um crescimento de 9,7 pontos percentuais na margem Ebtida da FAA, que viu sua receita líquida crescer 21% e a base de alunos em 16%. Fator crítico na área de ensino, a instituição reduziu em dois pontos percentuais a evasão de alunos, ao mesmo tempo que garantia a redução de 6% em seus gastos graças à implementação do OBZ.
Capturando sinergias entre as verticais, a FAA conseguiu otimizar sua estrutura organizacional, garantindo o desdobramento de metas entre os diferentes líderes. Segundo o presidente José Rogério Neto, os esforços fizeram com que 2023 fosse o melhor ano na história da instituição. Entre os marcos alcançados, ele destaca a distribuição de R$ 44 milhões em bolsas de estudos, o que impactou a vida de mais de 2.400 pessoas. Destaca ainda, o investimento de cerca de R$ 17 milhões na manutenção hospitalar, consolidando o compromisso da instituição com a saúde.
"A FAA fortalece, assim, a sua missão de transformar vidas, aprimorando governança e gestão para impulsionar resultados educacionais e sociais, marcando um capítulo decisivo em nossos 60 anos de história”, complementa Neto, antecipando quais as novas frentes de trabalho já abertas ou previstas. Entre elas, a ampliação do desdobramento de metas para toda a instituição, e o envolvimento de toda a organização na busca de melhorias, através do uso da plataforma de com apoio da plataforma FRST, especializada na aceleração de desempenho e na construção de times de alta performance.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS BRIET DIAS SILVA
[email protected]