24/05/2024 às 18h01min - Atualizada em 24/05/2024 às 20h00min

Policlínica da Unigranrio-Afya unidade Barra faz ação para o Dia Mundial sem Tabaco

Evento no dia 28 de maio estimula o abandono do hábito de fumar e conscientiza sobre os riscos do uso do cigarro

CANAL A COMUNICAçãO
https://portal.unigranrio.edu.br/
Divulgação
Odor forte, pigarro, alteração nas cordas vocais... Um fumante pode marcar presença no ambiente mesmo quando não está com um cigarro aceso. Além das consequências na vida social, o ato de fumar tem mais gravidade na saúde física e mental dos usuários do tabaco: conforme pesquisa feita por psicólogos e divulgada no Jornal Brasileiro de Pneumologia, pessoas que fumam podem ser mais extrovertidas, mas também tendem a ser mais tensas, impulsivas, depressivas, ansiosas, com traços de neuroticismo – nível crônico de desajuste e instabilidade emocional – e de psicoticismo – agressividade e hostilidade nas relações interpessoais –, por exemplo. Para alertar a população carioca sobre os efeitos desfavoráveis do consumo de cigarro, a Policlínica da Unigranrio Afya Barra da Tijuca  lança o “Respirando Novos Começos: Celebrando o Dia Mundial sem Tabaco”, projeto extensão com alunos do curso de medicina para trabalhar a Educação em Saúde com usuários da própria Policlínica e de Clínicas da Família, funcionários de empresas da região, alunos de outros cursos da Universidade e público em geral. O evento acontece no dia 28 de maio (terça-feira), das 9h às 16h e é totalmente gratuito.
 
Uma das propostas da reunião é apresentar o projeto de cuidado continuado e apoio após a interrupção do uso de cigarro através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT), iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), que disponibiliza rede de tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Vale lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo a principal causa de morte evitável do planeta. Dados de janeiro de 2024 – também da OMS – apontam que são 8 milhões de mortes no mundo, sendo 1 milhão delas no continente americano.
 
A professora Danielle Costa, Enfermeira e Coordenadora de eventos acadêmicos Unigranrio-Afya Barra da Tijuca, coloca o risco de desenvolvimento de câncer, de problemas respiratórios e de doenças cardiovasculares entram na longa conta de malefícios do tabaco. Ela comenta que promover um evento sobre o tema favorece tanto os usuários de cigarro, quanto os alunos da área da saúde, que ganham insumos para lidar com a situação: “Divulgar o PNCT, do Ministério da Saúde, oferece suporte e estratégias para quem quer parar de fumar, é uma excelente oportunidade para realmente abandonar o vício. Para os alunos envolvidos, o projeto representa uma chance de se tornarem profissionais comprometidos e preparados para a promoção de um futuro mais saudável. Essa ação une conhecimento acadêmico e sensibilização da sociedade. Como o dia 31 de maio, o dia oficial da luta contra o tabaco, cai numa sexta-feira depois de um feriado, nós achamos oportuno colocar no início da semana, para incentivar a pronta interrupção”, afirma a orientadora.
 
Sobre o Dia Mundial sem Tabaco:
A data foi criada por funcionários da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é celebrada no dia 31 de maio. O objetivo é alertar sobre as doenças e o número elevado de mortes em decorrência do tabagismo. Medidas regulatórias adotadas por diversos países para conter o consumo e a venda de cigarros, assim como a regulamentação de propaganda de produtos com tabaco e o aumento da tributação são saídas para frear os efeitos provocados pelas mais de 4500 substâncias tóxicas presentes em uma unidade de cigarro – que prejudicam fumantes ativos e passivos – e para melhorar a saúde pública.
 
Serviço: Projeto “Respirando novos começos: Celebrando o Dia Mundial sem Tabaco”
Data: 28 de maio (terça-feira)
Horário: das 9h às 16h
Onde: Policlínica da Barra da Tijuca Unigranrio-Afya: Avenida Ayrton Senna, 2200 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ.
Evento gratuito e aberto ao público em geral.
Créditos das imagens: 1. Dragana Gordic – Freepik | 2. Divulgação Unigranrio-Afya

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
REBECA LETIERI GUASTI DA SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp