05/06/2024 às 11h03min - Atualizada em 05/06/2024 às 20h00min

Mobilidade mais verde: Semove promove iniciativas para controle de emissão de poluentes e reúso de água

Com as ações, 2,5 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera

MALU DANEZI
Semove

O transporte público por ônibus tem contribuído significativamente para uma mobilidade urbana mais verde no Rio de Janeiro. Controle rigoroso das emissões de gás carbônico, adoção de tecnologia mais limpa nos motores a diesel e investimentos em programas que incentivam o reuso de água são exemplos de iniciativas que vêm ganhando cada vez mais espaço entre as 181 empresas de ônibus no Estado. No Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semove apresenta os resultados do 1º Relatório de Sustentabilidade, que reúne as ações desenvolvidas nos últimos 25 anos.

Uma das conquistas mais importantes foi a redução drástica das emissões de materiais poluentes na Região Metropolitana. Os programas Selo Verde e Despoluir foram fundamentais para integrar conceitos como conservação ambiental e desenvolvimento econômico, tornando a frota de ônibus mais eficiente e aumentando a competitividade do setor. Os resultados dessas iniciativas apontam para uma economia de 960 milhões de litros de diesel, além de evitar o lançamento de 2,5 milhões de toneladas de CO e de 57 mil toneladas de material particulado na atmosfera, desde 1997, quando se iniciaram as primeiras ações do setor.

O Relatório de Sustentabilidade demonstrou que, mesmo sem a eletrificação das frotas urbanas, já houve a diminuição de emissões de CO2 em 52%, nos últimos nove anos, devido aos programas de controle de emissões e de eficiência energética adotados, à gradativa adição de biodiesel na mistura com o diesel e a própria redução das frotas. Já o levantamento de emissões dos poluentes locais revelou a redução em 89% de material particulado (MP), 81% de monóxido de carbono (CO), 83% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 83% de hidrocarbonetos (HC) somente com renovação da frota.

O levantamento também demonstrou a importância do reuso de água na operação das empresas de ônibus, que têm aderido às iniciativas que valorizam e estimulam a utilização consciente do recurso natural para colaborar com o meio ambiente e promover mais economia e redução de custos. Em 12 anos, desde a implementação do primeiro sistema de reuso, foram economizados 773 milhões de litros de água nobre, número que encheria 309 mil piscinas olímpicas. A adoção dessa medida já possibilitou a redução de 59% do consumo de água nas empresas.

- Não há dúvidas quanto à capacidade do setor de ônibus urbano ser sustentável, em especial com a entrada das novas tecnologias de motores Euro VI e o uso de biocombustíveis de melhor qualidade – afirma o gerente de Planejamento e Controle da Semove, Guilherme Wilson.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARIA LUIZA DANEZI GAYOSO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp