17/06/2024 às 15h01min - Atualizada em 17/06/2024 às 20h00min

Alunos da rede pública do Rio de Janeiro visitarão gratuitamente museus cariocas e internacionais

Projeto Experimente cultura inicia nova temporada com meta de bater marca de 33 mil crianças e jovens atendidos. Ao todo, serão 30 museus disponíveis, incluindo o Museu do Louvre, na França, o Guggenheim de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Tate Museum, de Londres, na Inglaterra, entre outros. Escolas interessadas podem se inscrever gratuitamente pela internet

MANILA COMUNICAçãO
Manila Comunicação
Divulgação/Experimente Cultura
Depois de levar mais de 28 mil crianças e jovens de escolas do Rio de Janeiro para visitar e experimentar Museus da cidade e internacionais, através de visitas remotas – até com uso de realidade virtual, o projeto Experimente Cultura inicia sua temporada 2024 com 30 destinos disponíveis. Com a expectativa de atender a mais cinco mil alunos este ano, a iniciativa terá visitas presenciais e onlines em instituições renomadas como o Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu da Vida, Museu Afro Brasil, em São Paulo, Museu do Louvre, na França, o Guggenheim de Nova Iorque, nos Estados Unidos, o Tate Museum, de Londres, na Inglaterra, Museu de Antropologia do México, Museu Van Gogh, em Amsterdam, entre outros. As escolas que tenham interesse em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente no site experimentecultura.com.br até o dia 30 de junho. 

E para incentivar, e premiar, os professores, grandes parceiros do projeto, o Experimente Cultura terá uma grande novidade em 2024: oferecerá uma viagem totalmente gratuita para um professor, com destino a ser escolhido pelo ‘ganhador’. O docente precisa se inscrever no site experimentecultura.com.br e criar um plano de aula com temas relacionados aos mais de 30 museus parceiros do projeto. Buenos Aires, na Argentina, Santiago, no Chile, Salvador, São Paulo e Belo Horizonte serão as escolhas possíveis para o destino, que pode ou não ter acompanhante.

“Teremos uma temporada recheada de novidades. Não nos afastamos de nossa essência, que é promover a inclusão cultural, oferecendo o acesso de crianças e jovens em vulnerabilidade a Museus de todo o mundo. Além de premiar um professor, nosso grande parceiro ao longo desses anos, com uma viagem, conseguimos trazer novos roteiros para o projeto, novas visitas interativas e conteúdo em realidade virtual de quatro países diferentes (Estados Unidos, Japão, Egito e México). Estamos muito felizes com a continuidade do projeto e da crescente aceitação que vemos no início de cada ano”, afirmou Renata Prado, curadora do Experimente Cultura.

Aulas de engajamento
Ainda no portal experimentecultura.com.br, o professor terá a sua disposição uma série de materiais para utilizar com suas turmas, inclusive planos de aulas construídos por outros educadores. Com isso, o Experimente pretende estimular professores a engajarem seus alunos em temas culturais voltados a museus pelo Brasil e pelo mundo. Cada atividade gerará uma pontuação e aquele que somar mais pontos até o dia 12 de outubro ganhará a viagem com acompanhante, podendo escolher entre cinco destinos culturais. O vencedor pode escolher ainda se permanece mais dias na viagem, caso opte por ir sozinho. O resultado será divulgado no dia 15 de outubro, dia do professor.

O ‘professor viajante’ terá oportunidade de visitar os maiores museus do destino que escolher. Caso opte pela Argentina, poderá visitar o MALBA, Museu Nacional de Belas Artes e fazer um City Tour. No Chile, o Museu Nacional de História Natural,  o Museu da Memória e dos Direitos Humanos e também um City Tour. Em Salvador, na Bahia, o Museu de Arte Moderna, a Cidade da Música e um City Tour. Em São Paulo, o Museu Afro Brasil, a Pinacoteca, o Museu da Lingua Portuguesa e o MASP. Em Belo Horizonte, em Minas Gerais, Inhotim, o Museu de Artes e Ofícios e o Memorial Mineiro.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FELIPE COSTA BARROS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp