25/06/2024 às 14h43min - Atualizada em 26/06/2024 às 20h00min

Dados colocam a região Norte Fluminense acima da média de desperdício de água nacional

THIAGO BAEZ
https://tedsustentavel.com.br/
Divulgação
Garantir o acesso à água de qualidade a todos os brasileiros se tornou um dos desafios mais frequentes enfrentados pelos gestores do país. Enquanto a crise hídrica continua a assombrar o Brasil, a região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro enfrenta desafios particulares, revelados pelo recente Ranking de Saneamento 2023, divulgado pelo Instituto Trata Brasil. A região apresenta uma taxa de perda de água alarmante, atingindo 41,21%, superando a média nacional de 40,25%, embora esteja abaixo do índice estadual de 36,51%.

O desperdício de água na região tem impactos significativos, não apenas na economia, mas também no meio ambiente. Anualmente, bilhões de reais são gastos para tratar a água que simplesmente se perde. Esse cenário não apenas sobrecarrega os recursos financeiros, mas também contribui para a poluição dos rios e lagos.

Em específico, Campos dos Goytacazes, uma cidade emblemática na região, enfrenta uma taxa ainda mais elevada de perda de água, atingindo 42,73%. Isso implica que quase metade da água tratada produzida na cidade é perdida, um desafio que precisa de atenção urgente.

A T&D Sustentável, empresa nascida em Campos dos Goytacazes, emerge como um caso exemplar no combate ao desperdício hídrico. Seus projetos e iniciativas têm contribuído significativamente para a redução do desperdício de água em empresas locais, como Hortifruti, Unimed, Escola Alegria de Viver, e em condomínios como Quartier e Magnific. A empresa já economizou mais de 700 milhões de litros de água no Brasil, destacando que a sustentabilidade não é apenas uma ideia, mas uma prática tangível.

Para enfrentar a crise hídrica na região Norte Fluminense, é imperativo investir na manutenção da rede de distribuição, combater as ligações clandestinas e, igualmente importante, educar a população sobre a necessidade urgente de um uso racional da água. "A economia de água e dinheiro não é mais uma opção, mas sim um critério vital para a sobrevivência. Nós da T&D encontramos uma maneira de combinar economia financeira e sustentabilidade, o que possibilitou números tão expressivos’’, destaca Felipe Mendes, Diretor Comercial Nacional e sócio da T&D.

Com um olhar atento ao meio ambiente e à comunidade, a T&D Sustentável demonstra que a sustentabilidade é mais que um conceito, é um compromisso tangível com um futuro mais próspero e consciente para o Brasil e o mundo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
THIAGO ENRIQUE BARRETO BAEZ
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp