28/06/2024 às 18h54min - Atualizada em 03/07/2024 às 00h00min

Vias do Rio de Janeiro serão interditadas para o L'Étape Rio

Evento de ciclismo chancelado pelo Tour de France terá a sua quarta edição na Cidade Maravilhosa. Veja as principais ruas que serão fechadas para a passagem dos atletas.

FLáVIO PEREZ
https://onboardsports.pressroom.com.br/439825428d/vias-do-rio-de-janeiro-serao-interditadas-para-o-l-etape-rio.html
Letape

Depois de três edições de sucesso no Rio de Janeiro, o L'Étape Rio by Tour de France volta a ser realizado na cidade neste domingo (30), às 6h, na Marina da Glória. As interdições começam na noite de sábado (29) e se estendem até a tarde do dia seguinte para a montagem, realização e finalização da prova.

O percurso de 102 km terá 980 metros de altimetria acumulada, enquanto o percurso de 59 km terá 720 metros de altimetria acumulada. A organização do L'Étape Rio by Tour de France e a Prefeitura do Rio de Janeiro vão alterar o trânsito da Zona Sul da cidade, indo desde a Marina da Glória/Aterro do Flamengo até o Leblon.

Os ciclistas encontrarão as ruas 100% fechadas, dedicadas única e exclusivamente para a disputa do L'Étape Rio by Tour de France. A prova repete alguns trechos do ciclismo de estrada dos Jogos Olímpicos Rio 2016, como o Aterro do Flamengo, Vista Chinesa e as praias de Copacabana e Ipanema.

O percurso do L'Étape Rio de Janeiro passará por um visual ainda mais encantador. Tanto o percurso curto quanto o longo terão chegada na própria Marina da Glória. O evento contará com a presença de ciclistas anônimos e famosos, como o ex-jogador de vôlei Nalbert e o jornalista da ESPN Brasil, Bruno Vicari.

"O novo percurso do RJ tem a subida da Vista Chinesa, passando pela Mesa do Imperador. É uma das subidas mais famosas da cidade, tanto por ser um ponto turístico, mas também por permitir pedalar em uma estrada de altíssima qualidade dentro de um parque nacional encravado na cidade do Rio de Janeiro''.

''Agora, o percurso ficou ainda mais dinâmico. Todos os atletas sobem e descem a outra face da montanha, chegando na Praia de São Conrado. Essa dinâmica melhorou ainda mais a prova, fazendo com que mais ciclistas se interessem por ela," analisou Fernando Cheles, do L'Étape Brasil by Tour de France.

Interdições

As seguintes vias serão interditadas:

**Sábado (29/06), das 23h até domingo (30/06), às 18h – término da área de lazer**
- Avenida Delfim Moreira, pista junto à orla;
- Avenida Vieira Souto, pista junto à orla.

**Domingo (30/06), da 0h às 18h – término da área de lazer**
- Avenida Infante Dom Henrique, no trecho correspondente à Área de Lazer do Aterro do Flamengo.

**Domingo (30/06), da 0h às 12h**
- Avenida Repórter Nestor Moreira;
- Avenida das Nações Unidas (Enseada de Botafogo).

**Domingo (30/06), da 1h às 10h**
- Rua Joaquim Nabuco, entre a Av. Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana;
- Rua Francisco Otaviano.

**Domingo (30/06), da 1h às 11h**
- Avenida Princesa Isabel, meia pista no sentido Copacabana;
- Túnel Engenheiro Marques Porto (Túnel Novo – sentido Copacabana), em duas faixas de rolamento no lado esquerdo;
- Avenida Lauro Sodré, pista sentido Copacabana, duas faixas de rolamento no lado esquerdo;
- Túnel do Pasmado.

**Domingo (30/06), da 1h às 12h**
- Av. Atlântica, sentido Ipanema (pista junto às edificações, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco, além dos seus acessos;
- Entroncamentos de acessos do Viaduto do Gasômetro para a Avenida Rodrigues Alves;
- Avenida Rodrigues Alves, ambos os sentidos, entre o Túnel Prefeito Marcello Alencar e o acesso a Via B4, na altura da Rodoviária do Rio;
- Túnel Prefeito Marcello Alencar, ambos os sentidos;
- Av. Alfred Agache, em ambos os sentidos;
- Av. General Justo, em 2 faixas junto ao canteiro central, em ambos os sentidos.

**Domingo (30/06), da 1h às 18h – término da área de lazer**
- Av. Atlântica, sentido Leme (pista junto à praia, entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Francisco Otaviano).

**Domingo (30/06), das 2h às 9h**
- Av. Visconde de Albuquerque, pista sentido praia do Leblon;
- Av. Padre Leonel Franca, no retorno sob acesso ao Túnel Acústico Rafael Mascarenhas (acesso ao terminal de ônibus da PUC);
- Av. Padre Leonel Franca, uma faixa de rolamento do lado direito, sentido Lagoa;
- Rua Vice-Governador Rubens Berardo;
- Rua Marquês de São Vicente;
- Rua Jardim Botânico, em ambos os sentidos, entre a Praça Santos Dumont e a Rua Pacheco Leão;
- Rua Pacheco Leão.

**Domingo (30/06), das 3h às 11h30**
- Av. Niemeyer;
- Av. Prefeito Mendes de Morais;
- Rua Princesa Diana de Gales;
- Rua Jose Tijurs.

**Domingo (30/06), das 4h às 9h**
- Estrada Dona Castorina;
- Estrada da Vista Chinesa.

**Domingo (30/06), das 4h às 9h30**
- Autoestrada Engº Fernando Mac Dowell, em uma faixa à direita no sentido Barra, entre a Estrada das Canoas e o Elevado Itamar Franco;
- Elevado Presidente Itamar Franco (tabuleiro novo);
- Elevado das Bandeiras (tabuleiro inferior);
- Retorno da Av. Ministro Ivan Lins sob a Ponte da Joatinga.

**Domingo (30/06), das 4h às 10h30**
- Ponte da Joatinga;
- Autoestrada Engº Fernando Mac Dowell, em uma faixa à direita no sentido Gávea, entre o Elevado das Bandeiras (tabuleiro inferior) e a Rua Princesa Diana de Gales.

**Inversão do regime de mão de direção**
**Domingo (30/06), da 1h às 10h**
- Rua Joaquim Nabuco, entre a Rua Raul Pompéia e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

**Regime de mão-dupla de direção**
**Domingo (30/06), das 2h às 9h**
- Rua Igarapava;
- Rua Aperana.

**Sentido único de direção**
**Domingo (30/06), das 3h às 11h30**
- Av. Niemeyer, que funcionará no sentido Leblon para São Conrado.

**Domingo (30/06), das 4h às 10h**
- Estrada das Canoas, entre a Rua General Danton Teixeira e a Rua Coronel Ribeiro Gomes, que funcionará no sentido Alto da Boa Vista para São Conrado.

Acesso ao Leme e Urca a partir de Copacabana

Para minimizar os impactos da intervenção e viabilizar o acesso ao Leme e à Urca, uma faixa reversível será montada entre Copacabana e Botafogo. Os veículos deverão percorrer a seguinte rota no dia 30/06 (domingo), das 5h às 11h:

**Leme:** Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à direita na Avenida Venceslau Brás (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Marques Porto (em regime de pista reversível); Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); à esquerda na Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

**Urca:** Avenida Princesa Isabel (em regime de pista reversível); Túnel Engenheiro Coelho Cintra (em regime de pista reversível); Avenida Lauro Sodré (em regime de pista reversível); à esquerda na alça de acesso à Rua General Severiano, junto à Praça Engenheiro Bernardo Saião (Morro do Pasmado), Rua General Severiano; à direita na Praça Ozanan; à esquerda na Avenida Venceslau Brás; à direita na Avenida Pasteur.

Proibição de estacionamento

Além das proibições já regulamentadas, será proibido o estacionamento nas seguintes vias:

**Sábado (29/06) a partir das 6h até domingo (30/06) às 14h**
- Avenida Nossa Senhora de Copacabana, lado esquerdo, entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.

**Sábado (29/06) a partir das 18h até domingo (30/06) às 14h**
- Rua Joaquim Nabuco, entre a Avenida Atlântica e a Rua Raul Pompéia;
- Rua Francisco Otaviano;
- Rua Ministro Viveiros de Castro, entre a Av. Princesa Isabel

Sobre o L'Étape Brasil

O L'Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completa dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.

O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.

Sobre o Tour de France

O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo mês de julho.

O Tour é composto por 20 etapas de trajetos diferentes, que passam pela França e por países vizinhos. Por toda a sua grandiosidade, o Tour de France tornou-se um objeto de desejo de muitos atletas e espectadores. A cada ano a competição leva mais de 12 milhões de pessoas às ruas para torcer e animar os atletas ao longo das estradas.

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp