18/09/2023 às 10h18min - Atualizada em 18/09/2023 às 10h20min

Abertura da 8ª Festa Literária Internacional de Maricá acontece amanhã; saiba mais

Leandro Karnal participou da Pré-Conferência da Flim na semana passada

extra.globo.com
Foto: Prefeitura de Maricá
Com o tema "Multiculturalismo", a 8ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) começa amanhã, às 8h, na Rua Van Lerbergue, na altura da Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu. O evento termina no dia 1º de outubro. O presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, afirmou, durante a Bienal do Rio - por onde passaram 600 mil visitantes -, que o público de Maricá vai ter a mesma sensação proporcionada pelo maior evento literário do Brasil.

Na última segunda-feira (11), o filósofo Leandro Karnal abriu a Pré-Conferência da Flim no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu. Com a palestra “Ser multicultural e a escola que transcende”, Karnal falou sobre os benefícios da educação integral na formação dos alunos.

Literatura

Neste ano, a edição conta com diversos nomes da literatura, entre eles Sonia Rosa, Ondjaki, Rossandro Klinjey, Roger Mello, Israel Neto, Luiz Antonio Simas, Pastor Ed Renê, Maria Chocolate, Felipe Eugênio e Eliana Alves Cruz.

Durante a Bienal do Livro do Rio, o cantor Gilberto Gil aceitou o convite da aluna do Centro de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Elomir Silva, Ana Cláudia de Moraes, para participar da FLIM 2023. Ele confirmou presença para o dia 22 de setembro.

Além do convite, o artista também recebeu a chave da cidade de Maricá e será homenageado com uma praça que levará o seu nome.

Palco Multicultural

Durante os 13 dias da festa literária, haverá diversos espaços dedicados a música. Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto, banda Maneva e o cantor Daniel Jobim, neto do compositor Tom Jobim, são alguns dos artistas que vão se apresentar na festividade.

Segundo a assessoria da prefeitura de Maricá, o palco "Porão Cultural" será reservado às apresentações de artistas locais. O Teatro Mágico e a cantora maranhense Flávia Bittencourt também são presenças musicais confirmadas para a Flim 2023.

Mumbuca Literária

Na 8ª Festa Literária Internacional de Maricá, a mumbuca, moeda social da cidade, vai ganhar uma versão especial: os estudantes das escolas das redes municipal, estadual e federal de ensino foram contemplados com vouchers gratuitos de R$ 200 que serão usados na compra de livros.

Além deles, alunos do projeto municipal de alfabetização “Sim, eu posso” e aposentados da Secretaria de Educação de Maricá também receberam os vouchers no mesmo valor. Beneficiados pelo programa Passaporte Universitário ganharam vouchers de R$ 100.








 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp