A Recicla Latas, entidade responsável pelo programa de aperfeiçoamento da reciclagem da latinha, realiza seu segundo mutirão de limpeza de praias no Rio de Janeiro. A ação, que contará com alunos da Escola Municipal Azevedo Junior de Cascadura, acontecerá na quarta-feira (7), das 9h às 11h30, no quiosque La Carioca Cevicheria, e é aberta ao público.
O evento acontece em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos e tem o objetivo de trabalhar a educação ambiental, a importância da limpeza de praia e a destinação correta dos resíduos sólidos para as crianças. “Ensinando o futuro da nossa sociedade a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente e dos animais marinhos, contribuímos para um mundo melhor e cada vez mais limpo”, comenta Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.
Além da limpeza de praia, o mutirão também contará com uma triagem educativa, às 10h, e uma roda de conversa com especialistas sobre estratégias de combate ao lixo no mar e a relação entre a reciclagem e a preservação dos oceanos. A ideia desses momentos é mostrar para as pessoas a importância do descarte correto de resíduos e como isso afeta todo o ecossistema se for feito da maneira incorreta.
A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade do RJ (SEAS) falará sobre “Projeto Blue Rio”. A Rede Oceano Limpo de “Estratégias de combate ao lixo no mar”. Flávio Datz, do La Carioca, conversará sobre “Lixo Zero: brigada de militantes ecológicos da Cruzada São Sebastião educando e conscientizando os banhistas”. A Recicla Latas, por sua vez, cuidará da "A eficiência da reciclagem das latinhas para o combate ao lixo no mar”.
Ações como essa, especificamente no Rio de Janeiro, tem um valor especial, de acordo com Renato. Tudo isso, por conta da localização do estado e da sua ampla região de praias e mares.
“O Rio é um estado que tem grande parte dos seus municípios na extensão litorânea, conta com grandes reservas preservadas de Mata Atlântica e possui o maior parque florestal urbano do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca e a Floresta da Tijuca. Ou seja, precisamos mostrar para a população, de forma prática, a importância dessa ação para o meio ambiente e o que pode acontecer com as nossas praias se não fizermos o descarte correto dos materiais”, comentou Renato Paquet, secretário-executivo da Recicla Latas.
No ano passado, o mutirão recolheu 1.317 itens e reuniu 70 pessoas e aconteceu no dia 08 de junho, no mesmo local.
Serviço:
Onde? Quiosque La Carioca Cevicheria - Avenida Delfim Moreira, 117, próximo à rua Afrânio de Melo Franco - Leblon
Quando? 07/06 (Quarta-feira)
Horário: 09h às 11h30
Programação:
9h às 9h10 - Recepção dos participantes
9h10 às 09h30 - Abertura e distribuição do material
9h30 às 10h - Mutirão de Limpeza
10h às 10h15 - Triagem Educativa
10h30 às 11h30 - Roda de conversa
Projeto Blue Rio - Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS-RJ)
Estratégias de combate ao lixo no mar (Jemilli Viaggi - Rede Oceano Limpo)
Carioca Lixo Zero (Flávio Datz - La Carioca)
A eficiência da reciclagem das latinhas para o combate ao lixo no mar (Renato Paquet - Secretário Executivo da Recicla Latas)
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U