24/11/2023 às 16h31min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h00min

Com mais de 10 anos de existência e focado no ensino cristão, Colégio Colabore é referência em Niterói

Baseada em quatro pilares - cristã, bilíngue, verde e ativa - a escola, localizada no bairro de Várzea das Moças, atende da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2. As matrículas para 2024 já iniciaram e a escola está aberta à visitação dos pais.

Colégio Colabore
https://www.colegiocolabore.com.br/
Divulgação
O Colégio Colabore, localizado na Região Oceânica de Niterói, é uma escola inovadora, fundamentada em valores e princípios cristãos. Como o próprio nome já diz (co + labore = trabalho conjunto), a escola tem uma metodologia centrada em uma colaboração profunda, que envolve escola, família e comunidade.  
 
O grande diferencial do Colégio Colabore é que são priorizados tanto o conteúdo, quanto a formação dos estudantes enquanto indivíduos. Os professores participam da formação continuada durante todo ano, com objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas dos alunos, proporcionando um ensino criativo em todos os níveis educacionais, incluindo trabalhos extraclasse que envolvem diversos tipos de aptidões. Além do teórico, o social, a liderança, os aspectos autorais e criativos, dentre outros, são contemplados.
 
Metodologias de aprendizagem ativa, como a “sala de aula invertida” - em que os estudantes ocupam o lugar dos professores - e “atividades formativas”, são parte do cotidiano da escola. Ou seja, seminários, aulas extracurriculares, apresentações de trabalhos, treinam os alunos para falarem em público e agirem de forma segura em situações de exposição na sociedade.
 
Além disso, o Colabore contempla todas as exigências governamentais e está adequado à nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação), desde 2019. A partir de 2024 utilizará um material didático cuidadosamente selecionadoo SM Educamos.  
 
Estudo bíblico e aulas em inglês
A fim de preparar os estudantes para os desafios da vida, o Colabore tem momentos diários de oração e reflexão e, a partir do maternal (crianças de 2 anos), eles têm aulas de Introdução à Bíblia. “Princípios e valores são o legado mais importante que podemos deixar para os nossos filhos. Nossa escola cultiva e promove o amor e respeito ao próximo, tendo como fundamento os ensinamentos bíblicos”, afirma Mariana Luz, diretora pedagógica do Colabore.
 
Além disso, o Colégio possui um programa bilíngue e conta com material didático de alto padrão, preparando os estudantes para certificações mundialmente reconhecidas, além de aulas ministradas completamente em inglês, como de Educação Física a partir do Ensino Fundamental 2. A carga horária de inglês é elevada, e tem aulas de 4 a 5 vezes na semana. “Acreditamos que o uso diário da Língua Inglesa de forma divertida e contextualizada é a melhor forma de aprender o idioma”, afirma Mariana Luz.  

Escola Ativa: sistema de avaliação original
No Colégio Colabore, os estudantes são protagonistas da sua aprendizagem, aprendendo não apenas conteúdos, mas desenvolvendo sua participação, iniciativa e autonomia. “Somos uma escola ativa. Ou seja, desenvolvemos projetos e atividades que proporcionam interação e amadurecimento do estudante”, menciona Mariana.
 
Prova disso está no sistema de avaliação, que é entendido como um processo que possui diferentes fases: atitudinal (1 ponto) – avalia a participação do aluno em sala de aula, comportamento, entrega do dever de casa; atividade formativa (4 pontos) – atividade de produção autoral, que conta com direcionamento pedagógico e pode ser desenvolvido nas mais diversas áreas de interesse do estudante, seja teatro, música, simpósio, maquete, etc; avaliação bimestral (5 pontos) – mesmo sendo a clássica prova, não é trivial, pois se baseia nos fundamentos teóricos da Taxonomia de Bloom

Esses fundamentos defendem que as pessoas possuem a capacidade de memorizar, recordar e reconhecer informações aprendidas previamente, bem como são capazes de elaborar novos conhecimentos a partir de informações e experiências prévias relacionadas ou não ao contexto da educação formal que recebem no Colégio Colabore. Por isso, a prova apresenta questões que solicitam diferentes tipos de conhecimento, bem como, de processos cognitivos, aplicados em variados tipos de questões.
 
“O mais interessante dessa concepção de avaliação é que é um sistema completamente original, baseado em anos de estudos e reflexões, cujo o maior objetivo é formar cidadãos completos e não como “robôs” que replicam respostas que estão em um livro. A memorização é necessária, mas entendemos que o ensino e formação de um ser pensante vai muito além disso, por isso as atividades atitudinais e formativas fazem parte de 50% da aprovação do aluno, o que é muito inovador dentro do sistema de avaliação educacional brasileiro”, concluiu a diretora pedagógica, Mariana Luz.
 
Área verde e turmas reduzidas
Localizado no bairro de Várzea das Moças, aos pés da reserva ambiental do Parque Estadual da Tiririca, o Colégio tem uma área privilegiada: 16 salas de aula, um prédio novo com 8 salas, todas equipadas com ar condicionado e TV Smart, uma quadra poliesportiva coberta, piscina e uma extensa área verde para recreação e socialização dos estudantes, com muitas árvores frutíferas, que representa o grande diferencial da escola. “Temos projetos contínuos de estímulo à consciência ecológica, buscando não apenas uma aprendizagem teórica, mas mudanças de hábitos que contribuam para um mundo melhor, pensando em projetos de reciclagem, cuidado ambiental, horta, compostagem, e o melhor de tudo, sempre com a contribuição dos pais, em suas áreas de ensino e profissões”, afirma Mariana Luz.
 
Outro diferencial do Colabore são as turmas, que têm no máximo 20 estudantes. “Atualmente, é muito raro turmas reduzidas. Temos um olhar personalizado para cada estudante, em que ele não é apenas um número na chamada. Sabemos seu nome, conhecemos sua família, nos interessamos pelas suas habilidades e estamos aqui para desenvolvê-las e formar seres altamente autônomos e que possam repensar e trazer melhorias para o mundo em que vivemos”, afirmou Gustavo Ribeiro, doutor em Educação e consultor externo do Colabore.
 
Para mais informações e matrículas acesse https://www.colegiocolabore.com.br/.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp