28/11/2023 às 16h39min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

Governo do Estado e 99 fazem parceria para apoiar mulheres vítimas de violência

Usuárias do app Rede Mulher terão acesso rápido a vouchers de desconto em corridas para Delegacias da Mulher no estado do Rio

Assessoria de imprensa
99
 

Novembro de 2023 - A partir de 24 de novembro, usuárias do aplicativo de segurança feminina Rede Mulher, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, poderão se conectar diretamente ao app de mobilidade 99 para ter acesso a cupons de R$15 para corridas a Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).  A iniciativa acontece por meio de assinatura de um novo Termo de Cooperação entre a 99 e as Secretarias do Estado da Polícia Militar (SEPM-RJ) e da Mulher (SEM-RJ), para apoiar mulheres vítimas de violência. 

“A parceria firmada pelo Termo de Cooperação com a 99 fortalece a rede de acolhimento e apoio às mulheres em situações de violências. Muitas vezes, essa mulher não tem forças ainda para buscar uma delegacia, mas algumas também não o fazem por falta de condições. Essa parceria busca apoiar e abraçar essa mulher num momento de extrema vulnerabilidade”, diz a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar. 

A partir dessa parceria, a 99 passa a oferecer dois cupons, no valor de R$15 cada, para que as mulheres possam ir e voltar das DEAMs. O app só permite o uso do voucher em viagens específicas em que o destino ou a origem seja uma Delegacia da Mulher. A partir de agora, o app Rede Mulher também disponibilizará um link direto para o aplicativo da 99 para agilizar o acesso ao voucher. 

A assinatura também renova a colaboração firmada em dezembro de 2022, que permitiu a integração do botão de emergência da 99 com a central 190, da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O objetivo é oferecer segurança e apoio no acesso ao atendimento dessas vítimas em situações de violência. De acordo com o Dossiê Mulher 2023, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública do Governo do Estado do Rio de Janeiro (ISP), no ano de 2022, a cada 24 horas, 344 mulheres do estado do RJ sofreram alguma forma de violência, desde ameaças até feminicídios.

"O novo termo de cooperação reforça o entendimento de que políticas de segurança pública bem-sucedidas dependem do envolvimento estruturado de diferentes órgãos públicos com instituições privadas e da sociedade civil. Além disso, é mais uma demonstração da importância do investimento do governo do estado em tecnologia ", ressalta o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Diretora de Segurança da 99, Tatiana Scatena reforça que a segurança das mulheres é prioridade para a empresa:

"Essa colaboração é uma importante iniciativa para fortalecer a segurança e o apoio às mulheres vítimas de violência e estamos comprometidos em oferecer e priorizar o acesso a medidas protetivas, suporte emocional e deslocamento seguro para as DEAMs ", afirma ela.

Empoderamento e autonomia financeira

A 99 também tem o Programa 99 Mais Mulheres, que incentiva o cadastro de mulheres como motoristas parceiras, para assim terem uma oportunidade de geração de rendas e acesso a benefícios da plataforma. 

“Queremos empoderar essas mulheres e permitir que elas tenham acesso à autonomia financeira, se assim desejarem. Para somar voz à luta para que mais mulheres ocupem mais espaços, há 4 anos, a 99 está engajada na causa feminina, por meio do 99 Mais Mulheres, oferecendo uma opção acessível e segura para as passageiras e uma oportunidade de ganhos para as motoristas e motociclistas parceiras - com autonomia e segurança”, conclui Tatiana.

A 99 investe também em funcionalidades de alta tecnologia para oferecer proteção antes, durante e depois das corridas para passageiras e para as motoristas parceiras. São mais de 50 ferramentas de segurança, dentre elas, sistemas que combinam checagem e validação de cadastro e inteligências artificiais que adicionam camadas de proteção no caso da identificação de algum risco, bem como monitoramento de corrida em tempo real, gravação de áudio, compartilhamento de rota e uma Central de Segurança 24 horas.

A empresa foi pioneira no desenvolvimento do botão 99 Mulher, que permite que as motoristas parceiras da 99 recebam apenas corridas de mulheres. Essa e outras iniciativas focadas no público feminino podem ser conferidas no  site https://99app.com/maismulheres/

Confira o passo-a-passo para solicitar a corrida à DEAM com o cupom:

1 - Ao abrir o app 99, clique nas barras na parte superior, ao lado esquerdo. Você também pode ser direcionado ao app 99 via clique no app Rede Mulher. 

2 - Clique em Cupom de Desconto e digite o código DELEGACIADAMULHER e, em seguida, clique em confirmar. 

3 - Retorne para a tela inicial do app e, em “Para onde vamos”, digite “Delegacia da Mulher”. O app direciona a corrida  à delegacia especializada mais próxima. Clique em solicitar e espere no local.

Sobre o aplicativo Rede Mulher

O aplicativo Rede Mulher foi desenvolvido pela Polícia Militar do RJ e tem como objetivo oferecer mais segurança e informações às mulheres vítimas de violência doméstica que estejam vivendo ou visitando o Rio de Janeiro. O app permite que as vítimas cadastrem uma solicitação de medida protetiva, tenham contato eletrônico direto com o número 190 da PMERJ, façam um registro de ocorrência on-line (RO) e acessem informações sobre toda a rede de proteção à mulher existente no Estado do Rio de Janeiro. Além disso, o aplicativo conta com a funcionalidade Guardiões, que mantém o cadastro de uma rede de apoio com contato de até três pessoas que possam socorrer a vítima em uma situação de emergência.

Para instalar o aplicativo Rede Mulher, basta clicar nos links abaixo:

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=redemulher.pmerj.rj.gov.br

iOS: https://apps.apple.com/br/app/rede-mulher/id1645027307

 

SOBRE A 99

A 99, primeiro unicórnio brasileiro com 10 anos de atuação no país, é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e, no Brasil, conecta 40 milhões de pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp