06/12/2023 às 20h29min - Atualizada em 07/12/2023 às 10h35min

Desvendando o caminho para o sucesso: dicas essenciais para brilhar nos vestibulares

No cenário competitivo dos vestibulares nacionais, onde cada dica valiosa pode fazer a diferença e ajudar o estudante a realizar seu sonho, é importante estar atento ao conteúdo que se consome e buscar estratégias eficazes e conselhos práticos para enfrentar os exames

Ana Carolina Esmeraldo
Divulgação / FACES Comunicação

Neste artigo, mergulhamos em um conjunto de estratégias inteligentes e insights para estudantes e seus familiares, na intenção de prepará-los para os vestibulares não só deste ano, mas, também, das próximas temporadas. O intuito é inspirá-los a transformar expectativa, medo e ansiedade em oportunidades nessa jornada desafiadora que é ser um vestibulando.

Em busca da fórmula para o sucesso acadêmico, surgem diversas dúvidas por parte dos estudantes e famílias, entre elas: como os estudantes estão se preparando para enfrentar os vestibulares? Como as famílias podem apoiar estes adolescentes nessa fase tão desafiadora?

Para responder essas e outras dúvidas, temos algumas dicas preciosas de Camila Karino, CEO da Geekie, empresa de educação referência em inovação e tecnologia para transformar a educação brasileira.

Camila Karino é mãe, psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB), estudou “Igualdade, equidade e eficácia do Sistema Educacional Brasileiro” na universidade de New Brunswick, no Canadá, e foi coordenadora de avaliações do Inep no MEC quando esteve à frente do Enem por muitos anos.

A preparação para avaliações de vestibulares é um processo que requer um preparo longo e que tem muitos desafios. Conforme Camila, entre eles estão os “desafios cognitivos, socioemocionais e físicos”, que, se não forem olhados igualmente, podem pôr em risco toda uma jornada de estudo e preparo para os exames. Para bons resultados é importante o estudante desenvolver essas três habilidades.

A seguir, a especialista compartilha algumas estratégias para os vestibulandos e suas famílias.

 

Dicas para os vestibulandos:

A véspera da prova é um dia crucial! O vestibulando precisa estar fisicamente bem, para tanto, horas antes dos exames o aluno precisa descansar e isso inclui não apenas deitar para tentar dormir, mas buscar recursos para diminuir a ansiedade, como ver um filme ou praticar algum esporte. O importante é dormir bem - e cedo - para acordar disposto, pronto para o dia tão aguardado.

No dia da prova, se o estudante não se preparar bem, pode ir tudo por água abaixo. Então a organização é essencial. Atenção com alguns preparos simples, como: sair de casa mais cedo, ver com antecedência a rota para chegar no local do exame e levar duas, três ou mais canetas transparentes, água, chocolate ou cereal para dar energia durante a prova. Em resumo, a ideia é não dar espaço para os imprevistos que podem acontecer.

Depois da prova, o vestibulando deve lembrar que ainda terá um segundo dia de exame, seja em vestibulares ou no Enem. Portanto, descansar e não ficar pensando na prova que já fez é a grande dica. Agora é se preparar para a próxima e não sofrer pelo dia que passou.

Nos dias de provas, não ficar aflito com as movimentações de alunos saindo da sala depois do tempo mínimo de permanência também é importante, afinal “fazer a prova rápido não garante melhor resultado, não significa nada”, lembra Camila. E usar o tempo disponibilizado para fazer a prova aumenta as chances de ir bem no exame.

Uma outra dica da especialista é não deixar nenhuma questão em branco. Para isso, uma das estratégias é primeiramente responder as perguntas que o vestibulando já sabe as respostas e deixar as mais difíceis, que demandam mais tempo, para o fim. O importante é garantir que verá a prova inteira para depois retornar nas alternativas sem respostas e garantir que nenhuma ficou em branco.

Para finalizar, é natural que em uma prova longa, possa bater o cansaço, distração e falta de foco. Nesse caso, o aluno deve beber água, comer alguma coisa, ir ao banheiro e, se necessário, lavar o rosto para despertar.

 

Dicas para as famílias:

Na maratona de estudos e preparação dos alunos, o papel da família é crucial. “Há um conjunto de fatores que te ajudam a passar naquela prova e a família é um desses elementos”, explica Camila. Além do papel da escola e da dedicação do aluno, a família engajada, que está junto, apoia e acredita, é um fator essencial para o vestibulando desenvolver mais habilidades rumo ao sucesso da sua jornada de estudos. Vale lembrar que a presença da família não se faz em cobranças, e, sim, no caminhar junto, ao lado, entendendo as necessidades daquele estudante e se perguntando “como posso ajudar”. Ou seja, é muito importante trazer os desafios para o conjunto familiar, e não deixar o peso da responsabilidade somente sobre o aluno ou esperar que só a escola forneça esse apoio.

Outra dica de ouro é não pressionar ou cobrar o aluno nos dias que antecedem as provas. Na semana anterior aos exames, a participação da família deve ser em forma de acolhimento, escuta e compreensão, uma vez que naquele momento o estudante estará nervoso e ansioso. Então os familiares devem mostrar-se presentes, disponíveis, e estimular as atividades físicas ou buscar algumas opções que deixem o aluno mais confortável.

O cuidado com o julgamento e a pressão social na saída da prova é outro ponto importante. Entender que após o exame o aluno estará cansado, ansioso e cheio de expectativas com o resultado, portanto, acolha e evite a tão temida pergunta “e aí, como você foi?”. Proponha um momento de descanso, descontração e lazer.

Além das dicas citadas acima, uma aliada poderosa nesse percurso são as metodologias ativas da Geekie One, uma plataforma inovadora de estudos que envolve tecnologia avançada e funcionalidades que modernizam o processo de aprendizagem. Ela não apenas oferece dicas práticas e comprovadas para o sucesso acadêmico, mas, também, revoluciona e eleva o processo de aprendizagem a um novo patamar.
 

Preparação inteligente, estudo eficaz e tecnologia de ponta transformam desafios em oportunidades e em uma história que merece ser contada
 

Recentemente a aluna paranaense Stephanie Mendes, de 19 anos, viralizou nas redes sociais com a divulgação de um vídeo em que mostra a sua reação e a de seu avô ao descobrir que foi aprovada em 1º lugar no vestibular para o curso de Medicina na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A estudante é criadora de conteúdo para a internet e compartilha em suas redes sociais a sua rotina intensa de estudos para se preparar para o vestibular. Seu vídeo publicado no TikTok, em que compartilha o resultado da sua aprovação na Universidade no final do mês de setembro, já ultrapassou 1,7 milhões de visualizações e foi compartilhado em outras redes sociais por páginas com milhões de seguidores.

Stephanie é aluna do Colégio Premere – escola que adota o Geekie One como material para o Ensino Médio e pré-vestibular – uma plataforma digital desenvolvida pela Geekie, empresa de educação referência em inovação e pioneirismo no uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica, traz momentos práticos de vivências e experiências de construção do conhecimento pelos estudantes.

A vestibulanda credita a sua aprovação também ao colégio e seus professores, que lhe ajudaram não apenas com o conteúdo e as aulas, mas também com o apoio socioemocional dentro e fora das salas. “Por ser digital, o material Geekie One facilitou a minha preparação para o vestibular especialmente pelo fato de ele ser uma plataforma de ensino com um vasto banco de questões que pode ser acessada de qualquer lugar pelo Chromebook, sem precisar de apostilas impressas que dificultam o transporte”, destaca a estudante.

A jovem ingressou no Colégio Premere neste ano, já no curso pré-vestibular, e não foi a única aprovada nesse concorrido vestibular: Vinicius de Lima Gomes, aluno da mesma escola, também conquistou uma das 14 vagas abertas na UEM para o curso de Medicina. E as aprovações são motivo de orgulho para a escola, de acordo com seu Diretor, André Tomé, e sua Coordenadora Pedagógica, Giovanna Viol. “As aprovações fortalecem nosso propósito como escola: contribuir, com uma aprendizagem permeada por experiências significativas, para que os estudantes tomem posse da potência que eles têm e encontrem caminhos para alcançarem seus objetivos de vida. Se a Stephanie e o Vinícius não tivessem encontrado essa potência, de nada adiantaria todo esse trabalho”, afirma a coordenadora.

 

Sobre a Geekie

Fundada em 2011, a Geekie é uma empresa de educação referência em inovação e pioneirismo no uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica que trabalha incansavelmente com seu time de educadores engajados em contribuir com a transformação que a educação do Brasil tanto precisa. Com foco no Ensino Básico, a companhia já alcançou mais de cinco mil escolas públicas e privadas de todo o país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes. Para mais informações, acesse o site www.geekie.com.br.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp