08/12/2023 às 08h18min - Atualizada em 09/12/2023 às 00h00min

Niteroienses se classificam na etapa global do NASA International Space Apps

Equipe formada no Unilasalle é a única do estado do Rio de Janeiro finalista do evento mundial

Priscilla Poubel
https://www.unilasalle.edu.br/vestibular/rj
Internet
Dos mais de 5 mil projetos cadastrados no Nasa International Space Apps Challenge, a equipe formada no Unilasalle, denominada “UFO do Rio” foi a única do Rio de Janeiro a conseguir avançar de fase para disputar uma das 10 categorias de premiação do concurso internacional, com resultado na próxima segunda-feira, dia 11. O evento mundial teve como proposta inspirar grupos de tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas, entre outros, a se unirem, pensarem coletivamente e criarem soluções para problemas importantes a nível global.
 
O time, formado pelos estudantes do Unilasalle Carlos Rodrigues, Guilherme Rocha, Luis Felipe dos Santos, Thiago Mouzer e os demais integrantes da equipe, Luan Freire e Bruno Rangel, participou do desafio ‘NASA na sua vizinhança: Os satélites podem nos dizer muito sobre o sistema terrestre’. A proposta da agência internacional era que os participantes formulassem uma solução que abrangesse a vizinhança ou cidade e criassem uma pergunta sobre como o meio ambiente e os humanos estão relacionados, pesquisando a questão usando dados de satélites da NASA e informações sobre pessoas.
 
O grupo UFO do Rio elaborou o projeto de uma plataforma inovadora que visa fornecer informações abrangentes sobre a qualidade do ar em uma região específica com base no endereço fornecido pelos usuários. A plataforma utiliza uma API para coletar dados detalhados, com a utilização de inteligência artificial para apresentar as informações de forma acessível. Além disso, a ferramenta possui outras funcionalidades, como visualização dos níveis de qualidade do ar, com codificação por cores para indicar o grau de poluição; emissão de alertas em situações críticas; oferta de soluções personalizadas para minimizar os impactos da má qualidade do ar; e identificação de grupos vulneráveis com orientações específicas para a sua proteção.
 
“É muito gratificante ver que uma proposta gerada no desafio NASA aqui em Niterói atravessou fronteiras e está na final internacional. Independentemente do resultado, o projeto já é vencedor, bem como a iniciativa do Unilasalle em promover um evento desta grandeza”, finaliza Henry Kupty, Pró-Reitor de Desenvolvimento do Unilasalle-RJ e Event Leader do Nasa Space Apps Niterói.
 
Serviço:
Unilasalle-RJ
@unilasallerj
Rua Gastão Gonçalves, 79, Niterói-RJ

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp