21/12/2023 às 12h18min - Atualizada em 21/12/2023 às 20h00min

Festas de Fim de Ano: como aproveitar as ceias sem prejudicar a saúde?

Nutricionista da Casa de Saúde São José dá dicas e conselhos relacionados à alimentação nas festas de Natal e ano novo

Larissa Borges Azevedo
Shuttershock
Quem não gosta das comemorações de fim de ano? Natal, ano novo, festas da empresa… Dezembro é o mês para olhar para trás e celebrar as conquistas e vitórias alcançadas durante o ano. Festejar é bom, mas é preciso também de moderação e cuidado, até porque tudo em demasia faz mal. Pensando nisso, o nutricionista da Casa de Saúde São José, Anderson Paixão, separou algumas dicas e conselhos relacionados à alimentação nas festas de fim de ano.

Segundo o nutricionista, é possível festejar e celebrar o final do ano sem deixar de lado o planejamento alimentar e nutricional das refeições, o que contribui para uma melhor seleção dos alimentos e auxilia na redução de gastos e do desperdício de comida. “Planejar a ceia de natal e ano novo não é uma tarefa difícil, pois possibilita a organização dos alimentos e preparações que irão compor a mesa. Determine uma quantidade de preparações a serem feitas, no máximo 2 opções que contemplem a entrada, a proteína, o acompanhamento e a sobremesa”, completa Anderson Paixão.

Há quem reclame do arroz com passa, mas as frutas secas ou in natura podem ser uma nutritiva adição para a ceia, assim como as tradicionais oleaginosas, muito consumidas no natal, como nozes, amêndoas, avelã e castanhas. Outras dicas do nutricionista para a preparação das ceias incluem: dar preferência a alimentos com menor teor de gordura, ler atentamente a lista de ingredientes dos alimentos, evitar alimentos industrializados, utilizar temperos naturais e incluir alimentos in natura como frutas, legumes e folhosos. Já para as opções de proteína, as mais recomendadas são carnes magras como salmão, bacalhau, chester, peru e lombo suíno.

Apesar disso, não é preciso comer com medo ou receio. Não é recomendado compensar as calorias da ceia ficando em jejum durante o dia, já que isso só vai fazer você comer mais em menor tempo, além de causar redução da glicemia, que pode provocar tonturas e dor de cabeça. “Não pule as suas refeições no dia das festas. Siga a sua rotina diária, realize as suas refeições durante o dia, e na noite de celebração, faça as suas escolhas e se alimente na quantidade habitual, sem excessos. Escolha uma porção por vez e permita-se saborear os alimentos e preparações, isto ajuda na percepção da saciedade, comendo com maior controle em menor quantidade”, explica o nutricionista da Casa de Saúde São José.

Já sobre as bebidas, é essencial beber água, ainda mais com as temperaturas mais altas durante este período do ano e com o consumo de álcool. “A presença da bebida alcoólica nestas festividades é sempre pedida, porém, sempre acompanhada de excessos. O álcool, além de muito calórico, também é uma fonte alimentar de calorias "vazias" muito pobre em nutrientes. Assim como o recomendado para a alimentação, para a bebida alcoólica é recomendado que o seu consumo seja devagar. Também é importante beber água, pois ajuda a reduzir o teor alcoólico da bebida, minimizando os seus efeitos como a ressaca e a desidratação”, completa Anderson Paixão.

Se mesmo assim ainda surgirem os efeitos da ressaca pela manhã, o nutricionista recomenda retornar a rotina diária, inclusive da alimentação. Porém, alguns alimentos que podem auxiliar no alívio dos sintomas são o chá de gengibre e hortelã, água de coco in natura, frutas, ovos e queijos. “Mantenha a sua rotina diária normal em dias festivos. Aproveite o momento, se divirta, permita-se sentir o sabor dos alimentos e preparações, atente-se ao consumo de bebida alcoólica com moderação e hidrate-se”, conclui o profissional da Casa de Saúde São José.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp