Eta Festival! de Teatro Acessível lança e-book do projeto!
A Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, ONG idealizada e criada há 22 anos pela jornalista Claudia Werneck, referência nacional e internacional em cultura acessível, lança hoje o e-book "10 preciosos textos dos INsquetes do ETA Festival!", do projeto ETA Festival! INsquetes de Teatro Acessível.
O material conta com acessibilidade plena em seis diferentes formatos acessíveis, em TXT; PDF; DOC, todos com descrições de imagens e diagramação. Além de vídeo da versão em linguagem simples com audiodescrição, Libras e legendas; e áudio da linguagem simples. Os INsquetes selecionados para o e-book acessível do ETA Festival são: Céu VYP; Doutor da Tristeza; GRIÔT; Há vaga; O único homem negro na sala; Oposto de nítido: Pardo; Qual é o meu papel?; Reunião com RH; Sussurros da escravidão - Madalena; Vaga de Idoso.
Com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o ETA é o primeiro festival online de teatro do Brasil com plena acessibilidade. E foi também o primeiro edital patrocinado por Lei Rouanet lançado em 14 formatos acessíveis, incluindo vídeo com Libras, audiodescrição e legenda, que foi disponibilizado no hotsite do ETA Festival!, no YouTube e no aplicativo de cultura acessível da Escola de Gente, o VEM CA.
Foram 138 inscrições de 17 estados de todas as regiões do Brasil e também de Portugal. As 24 Insquetes foram apresentadas em transmissão ao vivo entre os dias 19 a 23 de setembro.
Sobre a Escola de Gente - Comunicação em Inclusão
Idealizada e criada há 22 anos pela jornalista Claudia Werneck, a ONG é referência internacional, acumulando mais de 100 reconhecimentos e prêmios nacionais e internacionais, alguns da ONU, relacionados aos temas da inclusão, direitos humanos e acessibilidade. Entre eles estão a “Ordem do Mérito Cultural” na categoria Artes Integradas, e o “Prêmio Direitos Humanos”, títulos dados pela presidência da República. Em 2021, foi triplamente premiada pela ONU por sua agilidade em encontrar soluções inovadoras para desacelerar a exclusão e o sofrimento psicológico e físico causado pela COVID-19 na população com deficiência, pela ausência de um mundo digital com acessibilidade no qual pudessem acessar informações e proteger suas vidas durante o isolamento social.
Já atuou em 19 países e 22 estados em seus 21 anos de existência, disseminando ideias e realizando projetos nas cinco regiões brasileiras e Distrito Federal. A ONG tem como missão transformar políticas públicas em políticas públicas inclusivas. Para isso, usa a força da comunicação inclusiva e acessível. Todas as ações oferecem Libras, legenda, audiodescrição e linguagem simples. Seu foco é a população com deficiência e que vive em regiões empobrecidas, privada de sua plena participação na sociedade por barreiras de comunicação - pessoas idosas, analfabetas, com transtornos neurológicos de desenvolvimento, baixo letramento, imigrantes com pouco conhecimento da língua portuguesa, crianças e pessoas com diferentes tipos de deficiência, entre outras condições humanas e sociais para as quais a oferta de acessibilidade é fundamental.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U