27/12/2023 às 22h13min - Atualizada em 28/12/2023 às 20h00min

Iate Clube do Rio de Janeiro recebe Campeonato Sul Americano de Vela

Classe Internacional 420 disputa o Campeonato que conta com mais de 9 países representantes

Deborah Goi
Bradart Comunicação
Divulgação
Até sexta, dia 30 de dezembro de 2023, o Iate Clube do Rio de Janeiro sedia o Campeonato Sul Americano de Vela, onde os velejadores da Classe 420 disputam um intenso campeonato. Estão 48 barcos, representando 9 países: Argentina, Austrália, Alemanha, Brasil, Inglaterra, Nova Zelândia, Portugal, Espanha e Ucrânia.

Organizado pelo Iate Clube do Rio de Janeiro em cooperação com a Associação da Classe Internacional 420, o evento esportivo conta com o apoio da CBVela, FEVERJ, 2Sport, Nautivela e Prefeitura Municipal do Rio Janeiro.

A classe 420 foi criada em 1960, e se tornou, em poucos anos, popular em todo o mundo. Sendo muito utilizado em muitos países para a vela competitiva escolar e universitária, tanto em competições de flotilha quanto em regatas de equipes, além de ser o barco utilizado para o treinamento de regatas juvenis em todo o mundo.

A medida de comprimento de 4,20 metros deu origem ao nome 420, que foi projetado no final da década de 50, com o objetivo de atender à demanda de um barco de treinamento de vela de alto desempenho.
 
No Brasil, o barco foi lançado em 1977, e teve um inicio bem promissor, com boa adesão de jovens velejadores de São Paulo e do Rio de Janeiro. Mas infelizmente, na segunda metade da década de 80, as atividades da Classe definharam, só retornando no finalzinho da década de 90. De lá para cá, se passaram 25 anos, a Classe se estabeleceu com crescimento modesto, porém fora do eixo SP - RJ, com atividades no RS, SC e BA.

Neste Campeonato os velejdores estarão divididos em 3 categorias: Masculina/ Mista, feminina e Sub-17 (velejadores com idade igual ou menor a 17 anos).

De acordo com Ricardo Baggio (Kadu), do Iate Clube do Rio de Janeiro, e da equipe organizadora “esta edição do Campeonato Sul Americano já é um sucesso, visto o grande número de barcos representando 9 diferentes países, e vai motivar a vinda de novos velejadores”.

E, dentre os apoiadores, está a 2Sport, startup que desenvolve um amplo trabalho de promoção de saúde e bem estar de atletas e esportistas, apoiando no crescimento, como também no suporte a clubes e federações.

Luísa Gandolpho, velejadora e empresária à frente da 2Sport, comenta sobre o nível técnico e importância da promoção de campeonatos aos atletas.

“Com o apoio da Prefeitura, o Campeonato Sul-Americano de 420 no Brasil promete reunir as maiores promessas e entusiastas da vela, celebrando a paixão pelo esporte e a competitividade em um cenário deslumbrante, que é o Rio de Janeiro”, revela Luísa.

Já sobre os atletas participantes, vale destacar a participação das duplas Joana Gonçalves e Gabriela Vassel, que conquistaram a medalha de Ouro no feminino no Campeonato Mundial da Juventude, realizado em Búzios, no começo do mês; Lucas Freitas e Victoria Back, que neste mesmo Mundial ficaram na 4ª colocação na categoria Masculino. E também a dupla Gustavo Glim e Luiza Madureira que são os atuais campeões mundiais da categoria mista.

Para Anna Laura Secco - Subsecretária executiva de esportes da Prefeitura do Rio, é um prazer participar de um evento como este. “Este campeonato proporciona aos atletas o privilégio de competir em um dos cenários mais bonitos do mundo, com o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor de pano de fundo. Essa é a primeira vez que a Prefeitura apoia uma competição de vela e pretendemos seguir com essa parceria. Desejamos muitos bons ventos aos atletas”, conta.

 O campeonato será aberto a convidados, porém interessados em prestigiar, que estiverem pelo Aterro do Flamengo, poderão acompanhar a largada, no entorno, apreciando um bonito movimento das velas, ao passarem pelo local.
 
   CRONOGRAMA
  Programação:
  28/12/23 13h - Regatas do dia
  29/12/23 13h - Regatas do dia
  30/12/23 13h - Regatas do dia
                 18h - Entrega de Prémios
Serviço:
Agenda dos próximos campeonatos
Campeonato Mundial
Local: Iate Clube do Rio de Janeiro
Data: 03 a 10 de janeiro
Instagram ICRJ: @iateclubedoriodejaneiro
Instagram 2Sport: 2sportoficial
  Informações:  Ricardo Baggio | Email: [email protected]
  Acesse o site do Iate Clube Rio:  https://www.icrj.com.br/iate 
  Conheça mais sobre a 2Sport: https://2sport.com.br/

Endereço: Iate Clube do Rio de Janeiro - Av. Pasteur, 333 - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp