08/02/2024 às 15h36min - Atualizada em 08/02/2024 às 15h36min

Como pedaços da Torre Eiffel foram parar nas medalhas de Paris 2024

Peças da edição deste ano terão detalhe único na história dos Jogos Olímpicos

https://www.cnnbrasil.com.br/
Medalhas de Paris 2024 terão pedaços de metal da Torre Eiffel Divulgação/Olympics
O Comitê Olímpico Internacional revelou nesta quinta-feira (8) as medalhas que serão entregues aos atletas nas Olimpíadas de Paris 2024.
E as peças trazem um detalhe único na história dos Jogos Olímpicos: cada medalha terá um pedaço de metal da Torre Eiffel, símbolo da capital francesa.
Mas como a Torre Eiffel foi parar nas medalhas de Paris 2024?

Ao pensar na criação das medalhas para a edição deste ano das Olimpíadas, o comitê organizador queria apresentar alguma novidade. E a inclusão de um dos grandes símbolos de Paris foi a solução criativa e inédita que encontraram para produzir itens exclusivos.

Durante todo o século 20, a Torre Eiffel passou por uma série de obras de modernização. Algumas partes do monumento foram removidas de forma permanente e preservadas.

A Société d’Exploitation de la Tour Eiffel, empresa responsável pela operação geral e manutenção da torre liberou parte dessas peças para que elas fossem utilizadas nas medalhas dos Jogos Olímpicos.

“Fabricado na cidade de Pompeu, na região da Lorena, no leste da França, o ferro fundido produzido pela redução do minério de ferro é refinado por meio de um processo denominado “puddling”. Uma vez que o excesso de carbono do ferro fundido é retirado, a substância que permanece está praticamente em seu estado puro, e é extremamente consistente”, diz a nota do COI sobre o processo de fabricação das medalhas.

“Decidimos adicionar este hexágono [que representa o formato da França] do mesmo jeito que faríamos com uma pedra preciosa — colocado no centro e como o elemento mais precioso da medalha”, afirmou Clémentine Massonnat, responsável pelo setor criativo da Chaumet, a joalheria encarregada da produção das peças.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp