08/02/2024 às 10h49min - Atualizada em 09/02/2024 às 00h00min
Projeto chega a comunidade caiçara do Pouso de Cajaíba no sul fluminense
O objetivo é potencializar as habilidades culturais e empreendedoras da região
Paulo Neto
IECAP
IECAP Depois de uma temporada no Distrito Federal e nas regiões de Mangaratiba e Japeri, no Rio de Janeiro, o projeto ‘Se Liga na Cultura’ desembarcou na comunidade caiçara do Pouso de Cajaíba, em Paraty. O projeto atende pessoas a partir dos 11 anos de idade com capacitações gratuitas em biojoias, culinária sustentável, fotografia e teatro, sob realização do Instituto IECAP, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e apoio do Ministério da Cultura, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Localizada na Reserva Ecológica da Juatinga, a comunidade não é de fácil acesso, mas o objetivo em fazer a diferença na vida das pessoas é o que move todos os envolvidos na missão de democratizar o acesso à cultura e à cidadania. Somente é possível chegar em Pouso de Cajaíba em um trajeto de barco, se o nível e a agitação das águas estiverem ideais para navegação, esse desafio foi superado pela equipe do ‘Se Liga na Cultura’, que também levaram adiante o respeito à identidade e à cultura caiçara.
Em dezembro, a comunidade foi beneficiada com a oficina de biojoias, ministrada pela designer Suzana Rodrigues. Para o primeiro semestre de 2024, está prevista a chegada das aulas de fotografia para trazer um novo olhar ao cenário de beleza natural que se destaca no litoral carioca.
Com o apoio da Prefeitura de Paraty, o “Se Liga na Cultura” oferece capacitação cultural e cidadania ao alcance das comunidades tradicionais, abrindo portas para novas fontes de geração de renda e empreendedorismo, além de incentivar a sociobiodiversidade e as riquezas naturais, fundamentais para comunidade ribeirinha.
“Estamos muito felizes em oferecer essa oportunidade para comunidades que estão além dos grandes centros urbanos. É a verdadeira democratização da cultura e da cidadania que buscamos no projeto”, afirma Renata Oliveira, presidente do Instituto IECAP.
Ainda este ano também serão ofertados cursos on-line de criatividade e de liderança, todos gratuitos, com foco para despertar habilidades essenciais e inovadoras para o desenvolvimento pessoal, social e profissional de cada um dos beneficiados.