26/03/2024 às 10h39min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h00min

Emmbra Big Band faz show gratuito no Espaço Cultural BNDES

Devido à previsão de fortes chuvas no Rio de Janeiro, o show gratuito da Emmbra Big Band, que aconteceria sexta-feira, 22 de março, no Espaço Cultural BNDES, foi adiado para quarta-feira, 27 de março.

Assessoria de Imprensa
Divulgaçao_assessoria
Formada por 16 musicistas a banda Emmbra Big Band lança seu primeiro EP num show com repertório de obras de compositoras brasileiras, nesta quarta-feira, 27 de março, no Espaço Cultural BNDES, com entrada gratuita.
 
Dezesseis musicistas e um repertório composto só por obras de compositores brasileiras. Esse é o projeto da Emmbra Big Band, que se apresenta na próxima sexta-feira, dia 22, às 19h, no Espaço Cultural BNDES, com entrada gratuita!
 
O show marca o lançamento do primeiro EP da banda, com quatro músicas: “Trilhos de Itatinga”, de Débora Gurgel; “Helen”, de Gaia Wilmer; “Rascunho 3”, de Louise Woolley; e “Toada para Sojourner”, de Aline Gonçalves.
 
Idealizada pela flautista, clarinetista, arranjadora e compositora Aline Gonçalves, a Emmbra Big Band é mais um braço do projeto Emmbra – escritas musicais de mulheres brasileiras, que nasceu em 2020, como uma página web em que Aline e equipe hospedaram mais de 100 partituras de música instrumental de compositoras das cinco regiões do país, além de fotos e biografias delas. Em seguida, o songbook virtual virou livro físico e foi distribuído em escolas e universidades de música.
 
A ideia de formar uma big band nasceu da vontade de fazer que essas composições pudessem ser ouvidas em arranjos cuidadosos e execuções sensíveis. É esse trabalho que será lançado no show do dia 22, quando o público vai ouvir as quatro composições – de Débora Gurgel, Gaia Wilmer, Aline Gonçalves e Carol Panesi – gravadas no primeiro EP e mais outras do songbook que foi vencedor do Prêmio Profissionais da Música 2021.
 
“Somos a primeira Big Band carioca formada apenas por mulheres e a primeira big band brasileira a ter um repertório exclusivamente formado por composições feitas por mulheres. É uma alegria gigante e ao mesmo tempo um pequeno passo rumo a equidade de gênero na música”, empolga-se Aline Gonçalves, que é bacharel em flauta pela UniRio, licenciada em música pela UFRJ e pós-graduada em educação musical pelo Conservatório Brasileiro de Música.
 
Repertório
 
“Trilhos de Itatinga”, de Débora Gurgel (Arr. Débora Gurgel)
“Helen”, de Gaia Wilmer (Arr. Mariana Zwarg)
“Rascunho 3”, de Louise Woolley (Arr. Gaia Wilmer)
“Toada para Sojourner”, de Aline Gonçalves (Arr. Gaia Wilmer)
“O ar da graça”, de Marlene Souza Lima (Arr. Mariana Zwarg)
“Insólito”, de Kalu Coelho (Arr. Aline Gonçalves)
“Sapateando na Chora”, de Laila Aurore (Arr. Bia Paes Leme)
“Chegada”, de Luísa Mitre (Arr. Débora Gurgel)
“De volta ao Ceará”, de Carol Panesi (Arr. Carol Panesi)
 
Ficha técnica do show
 
Aline Gonçalves – flautas
Denize Rodrigues, Mônica Ávila, Joana Saraiva, Dani Spielmann – flautas e saxofones
Daiana Broedel, Bianca Santos, Sara Leite, Guta Menezes – trompetes
Kethin Iasmin, Kátia Preta, Juliana Gomes – trombones
Mariana Trigo – tuba
Cristina Bhering – piano
Camila Rocha – baixo
Georgia Camara – bateria

Serviço:
 
EMMBRA BIG BAND
Dia 27 de março, quarta-feira, às 19h
Espaço Cultural BNDES
Avenida República do Chile, 100 - Centro
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canaldautopia.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp