20/10/2024 às 17h29min - Atualizada em 20/10/2024 às 17h22min

Descoberta de galáxia semelhante à Via Láctea desafia teorias sobre cosmos

REBELS-25 é muito mais organizada do que a ciência existente sugere que deveria ser para sua idade

By Jack Guy, CNN
An image of the galaxy REBELS-25 ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)
Pesquisadores descobriram uma galáxia de disco distante que tem características surpreendentemente semelhantes à nossa Via Láctea, e isso pode mudar nossa compreensão de como as galáxias se formam.

galáxia, que foi chamada de REBELS-25, é muito mais organizada do que a ciência existente sugere que deveria ser para sua idade, de acordo com uma pesquisa liderada por astrônomos da Universidade de Leiden, na Holanda.

REBELS-25 é muito mais jovem que nossa galáxia, mas já compartilha sua rotação e estrutura, em vez de parecer desorganizada e caótica como outras galáxias primitivas, disseram os pesquisadores em uma declaração publicada em 7 de outubro.

“De acordo com nossa compreensão da formação de galáxias, esperamos que a maioria das galáxias primitivas sejam pequenas e tenham uma aparência desorganizada”, disse Jacqueline Hodge, astrônoma da Universidade de Leiden e coautora do estudo, na declaração.
As galáxias primitivas tendem a se juntar e desenvolver formas mais suaves lentamente, com nossa Via Láctea levando bilhões de anos para desenvolver estruturas organizadas, disseram os pesquisadores.

A luz que chega à Terra da REBELS-25 foi emitida apenas 700 milhões de anos após o universo ter sido formado há 13,8 bilhões de anos, um período surpreendentemente curto para que ele se tornasse tão organizado, disseram eles.

“Ver uma galáxia com tais similaridades com a nossa Via Láctea, que é fortemente dominada pela rotação, desafia nossa compreensão de quão rapidamente as galáxias no Universo primitivo evoluem para as galáxias ordenadas do cosmos de hoje”, disse Lucie Rowland, uma estudante de doutorado na Universidade de Leiden e primeira autora do estudo, na declaração.

A rotação e a estrutura da galáxia foram observadas usando o telescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (Alma) no norte do Chile.

A equipe também encontrou dados que sugeriram características ainda mais desenvolvidas, como braços espirais, e eles planejam realizar mais observações para confirmar se elas de fato existem.

“Encontrar mais evidências de estruturas mais evoluídas seria uma descoberta emocionante, pois seria a galáxia mais distante com tais estruturas observadas até o momento”, disse Rowland.

Andrew Blain, professor de astrofísica na Universidade de Leicester, que não estava envolvido no artigo, disse que REBELS-25 é “um pouco incomum”, mas “não é uma revolução”.

Blain destacou o papel do Alma em encontrar um exemplo real de um tipo de galáxia que antes só havia sido produzido em simulações.

“Sem o Alma, não havia capacidade de identificar um exemplo — tanto porque exemplos individuais seriam muito fracos para serem detectados em um tempo razoável, quanto porque uma amostra grande o suficiente de candidatos não poderia ser pesquisada”, disse ele à CNN.

“O Alma também revela detalhes mais finos do que os telescópios anteriores”, acrescentou.

Blain disse que mais pesquisas são necessárias antes que os cientistas mudem sua compreensão da formação de galáxias.

“Uma questão seria se elas são muito raras ou se todas as galáxias passam por uma fase como essa. Se forem comuns, os modelos terão que ser ajustados”, disse.

Dave Clements, um leitor de astrofísica no Imperial College London, que não estava envolvido no artigo, disse que “é uma grande surpresa” encontrar uma galáxia como a REBELS-25.

“O universo naquela época é considerado muito mais caótico, com interações e fusões de galáxias que deveriam perturbar a estrutura relativamente frágil de um disco. E, no entanto, é assim que a REBELS-25 se parece”, disse ele à CNN.

“É apenas uma galáxia muito incomum, que levou uma vida inesperadamente tranquila até quando a vemos, ou essas observações estão nos dizendo que os estágios iniciais da formação de galáxias não funcionam da maneira que pensamos? Neste ponto, não sabemos.”

Link