21/09/2023 às 15h31min - Atualizada em 21/09/2023 às 15h42min
Maricá tem aplicativo com guia de turismo, 40 km de praias, além de lagoas e trilhas
A Cachoeira do Espraiado, em meio ao Vale São Francisco de Assis, tem queda d'água de três metros e é a dica para quem busca sossego
extra.globo.com
Foto: Guilherme Fontenele / Shutterstock Para quem sai do Rio, basta pegar a Ponte Rio-Niterói e, em cerca de uma hora, já se chega em Maricá, na Região Metropolitana, por meio da RJ-106. Além dos 40 quilômetros de praias, oito lagoas, áreas de mata, serra, trilhas e cachoeiras são outras atrações da cidade.
Antes de desfrutar dos atrativos presencialmente, o visitante pode acessar o aplicativo "Maricá Oficial" (Guia de Turismo de Maricá/RJ), uma das formas de se informar sobre os pontos turísticos, assim como hotéis e pousadas, bares e restaurantes.
Opções de comércio, eventos agendados na cidade e informações sobre a história do município — fundado, ainda como Vila de Santa Maria de Maricá, em 1814 — também estão disponíveis na plataforma.
Praias e cachoeiras São 46 quilômetros de litoral em Maricá. Veja as principais praias:
- Itaipuaçu
- Do Francês
- Barra de Maricá
- Ponta Negra
- Jaconé
Outras opções de passeios são as lagoas de Maricá, do Padre, Guarapina, Jacaroá, Araçatiba, Boqueirão e Jaconé, que desembocam no oceano através de canais localizados em Itaipuaçu e Ponta Negra. As orlas das lagoas passaram por obras de urbanização e têm quadras esportivas, pistas de caminhada e faixas de areia, além de academias ao ar livre. Outra opção são os passeios noturnos, já que os espaços contam com iluminação.
Já para quem busca sossego e contato com a natureza, a dica é a
Cachoeira do Espraiado, localizada em meio ao Vale São Francisco de Assis, que tem uma queda d'água de três metros.
Trilhas também são atrações: - Serra da Tiririca - fica no limite com Niterói. Na Pedra do Elefante, seu ponto mais alto, o visitante tem vista para a orla de Itaipuaçu. O Parque Estadual é coberto pela Mata Atlântica e é conhecido por ter sido visitado por Charles Darwin;
- Serra do Camburi - localizada no bairro Retiro, exige fôlego do visitante, que a acessa por meio de uma trilha. Um ponto para decolagens de parapente também é uma das atrações;
- Pedra do Macaco - indicada para quem quer se aventurar em escaladas e rapel, fica em São José do Imbassaí. Do local, é possível ainda contemplar uma vista panorâmica da cidade, com vista para praias, lagoas e ilhas.